» » Duas pessoas morrem em desabamento de prédios na Muzema, comunidade na Zona Oeste do Rio

 Oito pessoas ficaram feridas e foram resgatadas com vida. Bombeiros vasculham local para tentar localizar outras possíveis vítimas; parentes e moradores citaram desaparecidos.

Resgates emocionantes

Das oito pessoas resgatadas com vida, ao menos duas foram levadas de helicóptero para o hospital. Como a região é de difícil acesso, os bombeiros tiveram que fazer uma operação especial para tirar as vítimas sem pousar em nenhum lugar .

O helicóptero ficou pouco mais de um minuto acima de um prédio, mas sem encostar na laje, que não suportaria o peso da aeronave. Rapidamente, o ferido foi colocado dentro do helicóptero.
As vítimas foram levadas para os hospitais municipais Lourenço Couto e Miguel Couto e para o hospital particular Unimed-Rio. Entre os resgatados dos escombros, está uma família que se mudou há uma semana para o local: um casal e uma filha de 10 anos.

Veja a lista de feridos (nome e idade estão sendo atualizados):

·         Adilma Rodrigues, 35 anos, teve ferimento na barriga, passou por cirurgia e está em estado grave.
·         Cláudio Rodrigues, 40 anos, está internado em hospital particular; segundo a família, teve 4 paradas cardíacas e traumatismo craniano.

·         Clara Rodrigues, 10 anos, teve fratura na perna e machucado na cabeça; está em hospital particular.

·         Raimundo Nonato Ferreira Gomes, de 41 anos, teve escoriações na cabeça e queixo.

·         Luciano Paulo dos Santos, de 38 anos, teve escoriações múltiplas.

·         Evaldo Vieira Silva, 46 anos, está internado, mas o estado de saúde não foi informado.
  Carolina Ferreira Andrade, de 34 anos, foi levada para o Miguel Couto.

·         Ferido identificado como Arlan, marido de Carolina, está internado no Hospital Municipal Miguel Couto

·       Situação dos prédios
O desabamento aconteceu por volta das 7h desta sexta. Não chovia no momento, mas a região sofreu com os temporais desta semana. As avenidas de acesso ainda estão alagadas.

A área onde ocorreu o acidente foi isolada, e os bombeiros disseram que outros prédios da região podem ir abaixo. No início da manhã, havia um forte cheiro de gás.

Segundo o repórter Genilson Araújo, há cerca de 60 prédios em construção na região, que é dominada por milícias. Reportagem do RJ2 mostrou que os criminosos atuam na construção e venda de imóveis irregulares.

Os moradores dos prédios que desabaram disseram que eles foram inaugurados há seis meses. O prefeito Marcelo Crivella, que foi para o local do acidente, disse que as obras no local continuaram mesmo após a interdição, em 2018.

"A Prefeitura do Rio já havia comunicado ao Ministério Público e tentado interditar, mas, infelizmente, uma liminar judicial impediu a demolição desses prédios, e as obras continuaram", disse Crivella.

"Estamos aqui com a nossa equipe trabalhando para tentar resgatar as pessoas dos escombros. Fica para todos nós uma lição: quando a Prefeitura alertar sobre esses riscos, vamos dar ouvidos para que isso não aconteça nunca mais", afirmou Crivella.

Chuvas

A Muzema foi uma das áreas mais atingidas pelo temporal que caiu no Rio. A cidade está em estágio de crise desde segunda-feira (8). O desabamento aconteceu em uma das áreas mais elevadas da comunidade, perto da mata.

Na manhã de quinta-feira (11), a principal avenida de ligação do bairro, que também dá acesso ao Rio das Pedras, continuava alagada e interditada.G1

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga