» » » Exposição "Mulheres - histórias cotidianas" homenageia mestra de cultura popular

Siga-nos no instagram @tvconexao33

A mestra do Grupo Espermacete, Nildes Bonfim, é a quarta homenageada da exposição virtual "Mulheres - histórias cotidianas", promovida pela Secretaria da Cultura (Secult) durante o mês de março. Dando visibilidade a mulheres de Camaçari, a mostra pode ser conferida através do Portal da Secult, Instagram e Facebook da pasta.



A obra "Mestre Nildes Revivendo o Passado" é de autoria de Mileide Bonfim dos Santos. A fotografia foi selecionada na categoria amadora, na edição de 2018 do concurso cultural Fotografe Camaçari.

Ao longo de mais de duas décadas, o Grupo Espermacete vem propagando a cultura tradicional de Barra do Pojuca, costa de Camaçari, através do samba de roda e do Terno de Reis. Na fotografia, Nildes Bonfim, que é mestra de cultura popular, está revivendo um período da sua vida em que, para o sustento da família, mariscava na localidade de Cachoeirinha. A obra representa dois patrimônios imateriais do município: o ofício das marisqueiras e a mestra de cultura popular.

Exposição
As fotografias expostas compõem o acervo das edições anteriores do concurso Fotografe Camaçari, que visa estimular a arte e a produção de registros fotográficos. Nas imagens selecionadas, são retratadas mulheres do município e suas histórias, em seu cotidiano profissional ou pessoal.

A culminância do projeto "Mulheres - histórias cotidianas", promovido por meio do subprograma Camaçari Nos Trilhos da Memória, será marcada com a realização da versão presencial da exposição, que poderá ser conferida no Museu de Camassary. Em breve serão divulgadas mais informações.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga