» » » » » » » Mulher é expulsa de voo após se recusar a despachar mochila; testemunha acusa companhia aérea de racismo

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Jovem estava no avião que fazia a rota entre Salvador e São Paulo. Companhia aérea informou passageira não seguiu no voo porque 'não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas'.
Uma mulher foi expulsa na madrugada deste sábado (29) de um avião da Gol que faria a rota entre Salvador e São Paulo. Uma testemunha fala em racismo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a passageira Samantha Vitena questionando, dentro do avião, a abordagem de três homens da Polícia Federal que a tiraram do voo.
A Gol informou que a mulher não seguiu viagem porque "não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas". Em nota, a companhia disse que Samantha foi retirada por "medida de segurança" (leia mais abaixo).

Segundo uma testemunha, a jornalista Elaine Hazin, Samantha foi ignorada por comissários quando precisou de lugar para guardar sua mochila no bagageiro dentro do avião. Em seguida, como Samantha não encontrou lugar para a mochila, a tripulação pediu que ela fosse despachada, mas a passageira se negou a despachar, devido ao risco de dano ao seu computador, que estava lá dentro.
A passageira, então, teria sido auxiliada por outros passageiros, e não por comissários, até encontrar espaço para guardar a mochila. Mesmo assim, ainda segundo a testemunha, três agentes da Polícia Federal que disseram ter sido chamados pelo comandante, a expulsaram do voo (leia mais abaixo). Elaine Hazin classificou o episódio como sendo um fato "extremamente violento de racismo".

Voo já estava com mais de uma hora de atraso
A jornalista que testemunhou o ocorrido relatou ao g1 que foram momentos de tensão na aeronave. Ela conta que o voo estava com mais de uma hora de atraso quando os passageiros foram convocados ao embarque. As pessoas começaram a colocar suas bagagens nos compartimentos dentro do avião, mas Samantha não encontrou local para sua mochila.

A discussão na aeronave começou porque, ao ser solicitada a despachar a bagagem, a passageira sinalizou que seu notebook estava dentro da mochila e seria prejudicado se fosse despachado.

A jornalista Elaine conta que, durante a discussão com Samantha, um tripulante da Gol teria dito: "Se você não despachar, a gente não sai daqui. Ou você despacha ou você sai do voo".

Como o clima ficou exaltado, Elaine diz ter ajudado a jovem a colocar sua mochila no bagageiro. Depois da discussão, o avião ficou mais cerca de uma hora parado, até que três homens com identificação da Polícia Federal entraram na aeronave.
"Chegaram de modo truculento e disseram que a levariam por ordem do comandante. Um deles falou: 'Se a senhora não se retirar desse voo agora, não vamos decolar. A senhora tem que sair!'. Foi uma angústia, um terror, uma violência".
O que disse a companhia aérea
Por meio de sua assessoria, a Gol informou que havia uma grande quantidade de bagagens para serem acomodadas a bordo e muitos clientes colaboraram ao despachar os volumes gratuitamente. No entanto, "uma cliente não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas e, por medida de segurança operacional, não pôde seguir no voo".

A empresa lamentou os transtornos e disse que a situação foi causada por "medidas de segurança". A companhia ressaltou que segue apurando o caso.

O g1 entrou em contato Polícia Federal, mas não havia obtido retorno até por volta de 12h50. A assessoria do aeroporto de Salvador informou que não se pronunciaria sobre o ocorrido.

Vídeo viralizou na internet
Em um vídeo que viralizou na internet, é possível verificar o momento em que os agentes chegam para retirar Samantha do voo.

No video ela relata: "Agora vem três homens pra me tirar do voo sem falar o motivo. Perguntei qual o motivo de estarem me tirando desse voo e ele (um dos comissários) disse que não vai falar e, que se eu não sair desse voo, ele vai pedir pra todo mundo sair e que eu estaria cometendo um crime", afirmou.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga