» » » Projeto reúne oficina e exposição de artes visuais no Phoc III

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Pensando em disseminar conhecimento sobre artes visuais para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, o Projeto É Tudo Arte irá promover uma oficina de pintura no dia 4/5, das 9h às 11h30, na Pracinhas da Cultura, no Phoc III, voltada para estudantes da Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura. Os trabalhos serão realizados na sala multiuso da estrutura, e ao final ocorrerá uma breve mostra do conteúdo produzido.

 

Ministrada pelos artistas plásticos Jacson Almeida e Fernanda Deusa Meduza, a oficina abordará fundamentos da teoria da percepção visual; apresentação de materiais, como tipos de lápis, papéis, tintas, pincéis, dentre outros; e técnicas de pintura em suporte papel. A ideia é aguçar o conhecimento artístico nos jovens, para que eles possam sentir e viver a arte no cotidiano.

A iniciativa é realizada através do subprograma Camaçari Tem Cena da Secretaria da Cultura (Secult), sendo idealizada pelo Nagô Studio de Arte e promovida com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

Saiba mais sobre os oficineiros:

Jacson Almeida
Jal, como é conhecido, é artista visual, estudante de Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e atuante nos segmentos da tatuagem, BodyArt, pintura em tela, graffiti e ilustrações digitais. Aborda em seus trabalhos, temas como racismo, espiritualidade, ancestralidade e empoderamento, que são inspirados na sua própria experiência como homem negro em diáspora. Denomina sua arte como afrofuturista, em que, através da sua existência, busca se reconectar com seu passado ancestral para ressignificar a sua história e o momento presente, e poder através desse estado de consciência, moldar suas ações para transformar o seu futuro como homem negro em um futuro melhor.

Fernanda Deusa Meduza
Artista visual, tatuadora e estudante da Escola de Belas Artes da UFBA. É produtora e idealizadora de projetos de cunho artístico afrodiaspórico; colaborou na formação do primeiro estúdio de arte e tatuagem em Camaçari, o Nagô Studio de Arte, assim como o projeto Flash Day das Pretas, em Salvador, com o intuito de fornecer um espaço de arte e cultura feito por e para mulheres pretas. Meduza atualmente trabalha com oficinas de arte, ilustração de livros, graffiti e tatuagem, produzindo desenhos autorais que possuem características únicas, ancestrais e espirituais de matriz africana com um conceito decolonial.

Foto: Divulgação


 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga